sábado, 17 de setembro de 2011

RELIGIÃO: QUAIS OS TIPOS DE RELIGIÕES EXISTENTES

HINDUÍSMO: o hinduísmo tem uma origem remota que remonta a vários milênios a. C. Seus livros sagrados são os Vedas. Não existe um fundador, nem uma doutrina unitária dessa religião. Está indissoluvelmente ligada à antiqüíssima cultura hindu e, em geral, sua difusão limita-se à Índia. O hinduísta adora muitos deuses ─ mais de 300 milhões ─, mas considera-os manifestações  de uma única realidade divina. O hinduísmo é tolerante e aceita outros conceitos da divindade e costumes muito diversos.
_________________________________________
BUDISMO: o budismo foi fundado por Buda no séc. VI a. C. Era considerado a princípio uma seita do hinduísmo, mas pouco a pouco expandiu-se por todo o Sudeste asiático. O budismo, na realidade, é uma religião sem Deus. Buda não acreditava em nenhum ser divino e negava que o homem tivesse alma imortal. Essa religião originária mantém-se no Ceilão, na Birmânia e na Tailândia. Essa divisão do budismo denomina-se hinayana. "o pequeno veículo" (da salvação). A outra, chamada mahayana, "o grande veículo", que predomina no Japão, China e Tibete, adora Buda como um deus.
___________________________________________

CRISTIANISMO: o cristianismo é a religião mais difundida, estendendo-se por todos os continentes. A fé cristã, que surgiu na Palestina há 2000 anos, reconhece um único Deus (monoteísmo). Considera seu fundador, Jesus Cristo, como a encarnação de Deus. O cristianismo sustenta a doutrina trinitária, ou seja, a doutrina da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, que constituem três pessoas em uma só natureza. O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia. O cristianismo divide-se em três grandes confissões: a católica romana, a ortodoxa oriental e a protestante.
____________________________________________

ISLAMISMO: o islamismo é a mais recente das religiões; foi fundado por Maomé, no séc. VII, na Arábia. Seus domínios estendem-se pela África e a Ásia, formando um largo cinturão, do Atlântico ao Pacífico. O islamismo ensina que Alá é o único Deus e Maomé seu profeta. Tem aspectos da religião árabe antiga, do judaísmo e do cristianismo. O livro santo é o alcorão. No decorrer dos tempos surgiu uma infinidade de seitas. (Enciclopédia Combi Visual)

Nenhum comentário:

Postar um comentário